Nós, brasileiros, estamos bem servidos quando o assunto é encurtadores de URL. Temos dois ótimos aplicativos que mudaram a forma de postar links, não só no Twitter, mas também em blogs, emails ou fóruns. A principal finalidade deles é bem clara: contar cliques. Mas apesar de ambos fazerem a mesma coisa – e muito bem -, alguns detalhes são diferentes.
Eu, na realidade, uso os dois. Às vezes uso o Migre.me, outras vezes o Uiop.me. Mas quem hoje faz mais sucesso? E quem tem as melhores estatísticas? É uma disputa bem acirrada. Selecionei alguns tópicos para avaliarmos. Confira abaixo o resultado:
1. Quantidade de acessos
Quando olhamos para o Twitter, apenas vendo nossos seguidores, não dá para ter uma certeza de qual é o mais usado. Ora é um, ora é outro. Varia muito pelo dia e pela disponibilidade do serviço. Vamos tirar a dúvida então olhando uma estatística que não nos deixa mentir: O Alexa:
O gráfico não deixa dúvidas, não é? Migre.me 1 x 0 Uiop.me
2. Quantidade de cliques
Vamos pensar logicamente: Se um serviço tem maior visitação, então logicamente, é o mais clicado. Para comprovar isso, eis o printscreen dos links mais clicados nas últimas 24h nos dois serviços:
Ranking de cliques no Uiop.me
Ranking de cliques no Migre.me
Mais uma vez o Migre.me mostra sua força: Migre.me 2 X 0 Uiop.me
3. Layout
Eu não sei você, mas quanto mais atrativo visualmente for um site, maior a probabilidade de eu voltar a acessá-lo. Um visual limpo, fácil de identificar as principais funcionalidades, com boa usabilidade e agradável de ver, prende o usuário. E neste quesito, nem tenho o que pensar. O layout do Uiop.me é muito mais profissional e enxuto. O do Migre.me ainda continua com o mesmo visual de quando ainda era alfa, e sabemos que pode ser melhorado e muito.
Dê uma olhada para comparar:
Dessa vez, deu Uiop.me. Placar do jogo até então: Migre.me 2 X 1 Uiop.me.
4. Estatísticas
Vamos à parte que mais importa, que é o coração dos aplicativos: as estatísticas. Tudo bem, eles foram feitos para contar cliques. Mas basta apenas contar cliques?
Todos os dois exibem uma página do usuário, onde existe uma lista de links postados e a quantidade de cliques e retwitts de cada um. Até aí, tudo igual. Mas…
No Uiop.me temos estas estatísticas de uma forma mais detalhada. Não só sabemos quantos cliques existem quanto quais os horários em que foram mais clicados, que dias da semana e de onde são as pessoas que mais clicam, além de saber seu sistema operacional e browser. Mais uma vez, ponto para o Uiop.me: Migre.me 2 X 2 Uiop.me.
5. Popularidade
A popularidade dos serviços foi medida através de quantas pessoas influentes mais usam cada serviço. Observando a lista de usuários mais retuitados no Migre.me e no Uiop.me, observa-se que a maior parte das “Twitlebrities” usa o Migre.me, sem sombra de dúvida. Dentre eles estão @twittess, @kibeloco, @rosana, @marcelotas, @cardoso e @inagaki.
Como tem mais celebridades twitteiras usando, mais gente retwitta, mais gente clica e mais gente conhece. Ponto para o Migre.me, que vira o jogo: Migre.me 3 X 2 Uiop.me.
6. Tempo no ar
Confesso que procurei uma ferramenta que me dissesse “Site tal tem X% de uptime (tempo no ar)”. Mas não encontrei esta ferramenta. Então apelei para a busca no Twitter, para ver qual dos dois tem maior quantidade de mensagens dizendo “migre.me fora do ar” ou “uiop.me fora do ar”.
Segundo a busca que fiz usando o Twazzup, deu para notar que entre os usuários do Twitter, a maior reclamação de estar fora do ar são dos usuários do Migre.me:
Já no Uiop.me, a busca não apresetou resultados.
Claro que não dá para afirmar: ” O Migre.me passa mais tempo fora do ar do que o Uiop.me” a partir apenas desta pesquisa. Mas que costuma usar o serviço há tempo nota que o Migre.me está tendo mais acessos do que pode suportar. É bom por um lado porque mostra que o site cresce a olhos vistos. Por outros, precisa de uma estrutura que suporte toda esta demanda. E para crescer mais, precisa de uma boa estrutura.
Portanto, se for levado em conta quem conta hoje com a estrutura mais adequada à demanda para manter o site no ar, eu diria que o Uiop.me possui hoje a melhor estrutura, guardadas as devidas proporções. Então, com isso o placar fica: Migre.me 3 X 3 Uiop.me.
Conclusão:
Apesar de haver um empate, podemos observar que em alguns pontos mais técnicos o Uiop.me leva alguma vantagem em cima do Migre.me: possui estatísticas mais detalhadas, layout mais profissional e estrutura maior para suportar sua demanda. Porém, ainda falta cair no gosto popular, e isso é uma conquista que leva tempo, já que não foi um serviço pioneiro.
Por outro lado, o Migre.me é sem dúvida a ferramenta mais popular, e por isso sofre com problemas mais estruturais. Apesar disso, como é o que tem mais acesso e é o mais visto, também é o que mais atrai os olhos das empresas e agências, o que torna sua responsabilidade ainda maior para com os usuários. Então reforço: o Migre.me tem que investir tanto na parte estrutural quanto em estatísticas mais detalhadas para continuar crescendo.
Enquanto isso, vou continuar usando um e outro, de acordo com as minhas necessidades.
E você, tem preferência por algum deles?
Migre.me X Uiop.me. Quem leva a melhor?
0 comentários:
Enviar um comentário