Primeiro foi o Orkut, que anunciou há dois dias um plugin que permite conversas de áudio e vídeo, similar ao usado no Gtalk. Ontem foi o Facebook, que anunciou que irá usar em breve um aplicativo da Vivox para que os usuários possam conversar por voz. E que ainda iria permitir que terceiros construíssem aplicativos para isso. Parece que virou uma febre. Mas será que este recurso será realmente usado?
Há muito tempo vejo o Orkut integrado ao Gtalk, e para quem já usava o messenger do Google, fica bem mais prático usar ele do que ter aberto o site e ainda o aplicativo. A integração facilita. Mas quantas pessoas usam este recurso?
Em uma conversa entre amigos e conhecidos, vi que muitos deles nunca usaram o Gtalk no Orkut. Outros estavam começando a usar agora. E outros ainda conheciam, mas preferiam usar outros meios para falar com os amigos, como Skype ou MSN. Daí eu penso: ora, se estas pessoas mal usam o chat escrito, quem dirá fazer uma video-chamada!
Ao mesmo tempo, penso no leque de possibilidades que se abrem ao encontrarmos este recurso no Orkut ou Facebook. Primeiro, para quem usa rede social de forma profissional, seria um diferencial poder conversar cara-a-cara com um cliente, estabelecendo uma melhor relação de confiança, sem precisar instalar softwares ou qualquer outra coisa: Basta o browser.
Já para os mais assanhadinhos, seria de uma grande ajuda em uma paquera poder conversar se vendo. Ou não! Tenho certeza de que esta será sua maior utilidade, ao final de contas.
Agora pergunto para vocês:
View Poll
Chats com vídeo e áudio viram moda em redes sociais
0 comentários:
Enviar um comentário