
Lembra que tempos atrás eu testei o N95 8Gb? Ele já chegou a ser minha primeira opção de escolha na hora de comprar um celular, mas depois de algum tempo de teste, acabei descartando, principalmente por causa dos problemas de bateria e limite de memória. Acabei observando melhor o E71, um aparelho que havia testado durante o Nokia Social Media Connections.
Aparelho mais voltado para quem quer estar conectado full-time, o E71 acabou me encantando. Olha só o que há nele: QWERTY, SO rápido e cheio de aplicativos, Bluetooth, Wi-Fi, possibilidade de ligar via VOIP, GPS, entre outras coisas. Claro que tudo isso tem um preço: você não acha um por menos de 1.000 reais - isso levando em conta o aparelho avulso e desbloqueado. E nem venha me dizer que um “ême-pê-num-sei-o-que faz tudo isso e é mais barato” porque ele não faz. É indiscutível.
Vou dar aqui uma pequena visão de como é usar o E71:
Teclado
A primeira vez que peguei no teclado fiquei impressionada. Tinha aquela impressão de que as teclas eram muitos pequenininhas, que seria complicado digitar. Engano. Incrivelmente bem desenhadas, as teclas tem umpequeno relevo, que facilita a digitação. Os atalhos vem bem a canhar, assim como os acentos. Nada a reclamar quanto a isso. Se quiser, ainda pode usar o teclado da Nokia, o SU-8W, que tem integração perfeita com ele.
Symbian
Estou acostumada à interface intuitiva da Nokia. Desde o 1100 (é novo!), há uma mesma lógica de organização das funcionalidades. Então não senti nenhuma dificuldade. Amigos que só agora tiveram celular da Nokia acharam fácil de mexer. Fora a boa quantidade de bons aplicativos que há para o Symbian. Só sinto falta de um aplicativo tão bom quando o TwitterFon (do iPod Touch) para Twitter. De resto, você tem desde aplicativos de escritório até de VOIP, como o Fring. Com a dobradinha Fring + Wi-Fi, quase não gasto mais dinheiro com ligações em casa.
Bateria
A bateria é beeem mais durável que a do N95, sem dúvida. Por exemplo, carreguei domingo a noite, já usei muito WiFi e GPS e ainda está com a carga pela metade hoje, terça-feira. Mesmo o iPod Touch já teria pedido arrego.

Comparando E71 com iPhone
Internet
Ainda não me acostumo com acessar internet móvel sem touchscreen. Desculpa, me acostumei mal com o iPod Touch. Talvez outra pessoa prefira ficar arrastando o mousezinho na telinha do celular, mas não gosto mesmo. Mesmo assim, dá para acessar, sem problemas. A conexão é bem rápida e vídeos como do YouTube rodam sem ficar travando. Instalei o Opera Mini e ele é melhorzinho do que o browser nativo. Vou experimentar em breve o Opera Mobile, que pelo que vi, parece ser melhor.
Para quem gosta de podcast, é bom saber que ele já vem com um aplicativo que facilita baixar e ouvir os episódios, sem precisar de computador. Sempre lembrando que quando maior o arquivo, maior o consumo de dados. Então para isso não abro mão do Wi-Fi.
Multimídia
A parte multimídia dele não é seu forte, mas também não é o seu foco. A câmera, mesmo sendo 3.2 megapixels, é muito fraquinha. O flash parece de brinquedo. As fotos não saem em boa qualidade, seja dia ou noite. Nem tem um botão direto para fotografar. Para filmagem ele até se sai melhor, devido a boa captação do som. Já o gravador de áudio é muito bom, e inclusive tem sido muito útil para mim (se quiser ver um exemplo da gravação dele, clique aqui).
O player de música é bem aquém comparado ao N95, assim como o som que sai do auto-falante. E por mais que tentem me explicar que o fone de ouvido tem um lado mais curto que o outro por causa do clip, acho muito esquisito isso.
GPS
O GPS é idêntico em todos os aparelhos da Nokia. Todos usam o Nokia Maps, que vem com 6 meses de licença. O chato dele é que sempre que você vai ouvir a mocinha falando “vire 50 metros à esquerda” você gasta dinheiro. Sacanagem… Então, como não acho dinheiro na esquina, desabilito e vou só pelo mapa mesmo.
Tomei um susto um dia. O GPS simplesmente parou de funcionar. Passou um dia inteiro assim, e no dia seguinte, fui pesquisar sobre isso. Encontrei um pessoal da Comunidade do E71 no Orkut falando sobre isso, que de vez em quando ele tem dificuldade de achar o GPS. Cismei e mesmo assim retirei alguns aplicativos que tinha instalado no dia anterior. Esperei um tempo e ele voltou a funcionar. Ainda não sei exatamente a causa, mas que funcionou, funcionou.
Acabamento
O acabamento do E71 é muito bom, você vê que o material usado é boa qualidade. Uma vantagem que vejo na sua traseira é que ela não é lisa, então não ficam tão evidentes as marcas dedos e arranhões que aparecem com o tempo. Junto com ele vem uma capinha, que apesar de não ser tão prática na hora de atender o telefone, protege bem o aparelho. A única reclamação que eu tenho é quanto ao fecho da entrada do micro USB, que é de borracha e não encaixa direito. Essa é uma queixa recorrente entre os usuários do E71. Alô Nokia!
Comunidades
Há um conteúdo vasto para você explorar sobre o E71. Muitas dicas, dúvidas tiradas e sugestões de aplicativos nas comunidades do E71 e do Symbian no Orkut. Também achei uma comunidade interessante no Beezer, vale a visita.
Vale a pena comprar um?
Vale sim. O E71 não é um smartphone voltado para jogos e mídia. O seu foco é conexão, comunicação e facilidade de escrita. E nisso ele cumpre perfeitamente os seus propósitos. É leve, fino, e cheio de ótimos recursos. Se você é um geek, é impossível você não gostar dele.
Review do Nokia E71 - Uma excelente escolha
0 comentários:
Enviar um comentário